quinta-feira, 25 de agosto de 2011

AULA : FOLCLORE NO COMPUTADOR.


As crianças do maternal II (3 anos ) manuseando o mouse. 
Jogando o jogo da memória das lendas.
Todos atentos ao jogo.
Olha só a concentação destas crianças.

Estrutura de aula prática a tecnologia como recurso para o desenvolvimento do conteúdo Folclore.
Estrutura de aula”
O que o aluno poderá aprender com essa aula?
As crianças em primeiro momento irão tomar conhecimento da existência do computador como um novo recurso para desenvolverem conteúdo da aula programada.
Aprenderão a explorar todo um cenário educativo e ao mesmo tempo um incentivo para que possam realizar as tarefas com prazer e satisfação .
As crianças aprenderão a manusear o mouse, farão leitura de imagem e brincarão com jogo
da memória.
Duração das atividades
A duração das atividades foi de 01 hora e 40 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos.
Antes de aplicar a aula que planejei, fiz um levantamento sobre os conhecimentos prévios deles a respeito do computador. Instiguei quem tem, se já mexeu, enfim , busquei saber até que ponto eles demonstram interesse pelo mesmo. Após a conversa passei alguns conceitos básicos , falei sobre o tema que iríamos trabalhar, as lendas, dando enfase a lenda do Saci, e como seria o desenvolvimento das atividades.
Feito isso peguei o notbook para mostrar a riqueza do tema e quanta coisa legal e divertida teríamos para fazer .Eles ficaram encantados e curiosos para ver na prática.
Estratégia e recursos da aula.
Apresentei o jogo da memoria do site e em folha xerocada par colorir o saci. Durante a execução fui observando a reação das crianças diante dessa novidade e de como acharam estratégias para conseguir efetuar as manobras e concluir o jogo.
Problematização
A falta de um laboratório foi o único problema
Sugestões de atividades
Nos sites existe uma diversidades de atividades : histórias em quadrinhos jogos construtivos e educativos, quebra-cabeça, etc.
Recursos complementares
Em folha uma atividade para colorir Saci,DVD, registro fotográfico.
Avaliação
Continua e por meio de observação.

Um comentário:

  1. Mais uma vez PARABÉNS!!!!!

    Fiquei emocionada...é bom ver que a sementinha que tentei plantar está brotando....Obrigada!

    Abraços

    Mariclaudia

    ResponderExcluir